CONTATOS PARA SHOWS

(11) 94659 4686 Clodoaldo/Tyson



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AGÊNCIA SOLANO TRINDADE LANÇA MOEDA CULTURAL


Neste ultimo final de semana(24 e 25/09/2011),  inicio de primavera foi marcado pelo Lançamento da moeda cultural "SOLANOS" pela Agencia de Cultural Solano Trindade (http://agenciasolanotrindade.wordpress.com/). Assim como a variedade de flores que é possível ver na natureza, foi possível ver varias linguagens no Sacolão das Artes, que fica no Parque Santo Antonio, periferia da zona sul de São Paulo, transformando o espaço num caldeirão vivo de produções,cores e idéias. Houve feira de produtos dos coletivos, lançamento da moeda (SOLANOS), exposição de artes e shows, muitos shows.

O evento foi dividido em dois dias: Sabado seminário sobre " Moedas Sociais: trocando Experiências". O Seminario foi marcado pela presença dos três setores da sociedade. 1o. setor,  o governo, representado pelos servidores da Secretaria de Cultura, destaque para Gil Marçal, grande parceiro do programa VAI, o Sr. Horacio representando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Do 2o. Setor, a presença do Serviço Social do Comércio, o SESC, que esta conectado à Agencia pelo trabalho:

"Santo Amaro em Rede" do SESC Santo Amaro. Do 3o. Setor: A União Popular de Mulheres do Campo Limpo, que é a mãe de muitos coletivos, dona Neide, que é madrinha do Banco Sampaio e agora da Agencia Solano Trindadeo, discursou com  muito entusiasmo por mais esta iniciativa. O Coletivo FORA DO EIXO, falou sobre sua experiência com sua moeda o Cubo Card, que permite que bandas toquem pelo Brasil, Rebeca Regatiere enriqueceu o debate trazendo sua experiência no estudo de moedas sociais. E uma conexão on line com o parceiro Jaime, direto do Japão, que transmitiu suas experiências pela internet.


HOuve muita discussão sobre o novo modelo de moeda de trocas entre artistas. Não faltaram indagações sobre a valoração diferencial entre trabalhos e como transformar em dinheiro a moeda. Mas a mudança de visão sobre o trabalho e o valor, foi a tônica da discussão. O publico que acompanhava pode participar e o debate permitiu ampliar a visão do poder da troca entre coletivos e a importância de fazer juntos.


Os coletivos e artistas expuseram seus trabalhos que tinha desde; roupas, quadros, painéis, cd´s, livros, DVD´s, artesantos diversos, utensílios, acessórios de beleza e muita musica, dança, poesia e idéias.

Não poderia faltar a culinária néee. E com a presença de Michele, Suzi, Dayane, Rafel Franja, sob Supervisão do JOta,(com o maior ciúme de sua cozinha  rsrsrs) fizeram um almoço maravilhoso. Um estrognofe divinooo. Pergunte pra estes ai se tava bom?
Pra fechar com chave de ouro a banda ORIGINAIS DO GUETO
coroaram o seminario com um samba rock, funk e o que ha de mais gostoso e dançante na musica brasileira
ORIGINAIS DO GUETO
No domingo, foi o lançamento propriamente dito da moeda, que oferecida aos coletivos e artistas, permitiu assim, as primeiras relações entre os participantes da Agencia Solano Trindade. Presentes também os projetos: bicicloteca, brechoteca, Candearte, Capão Vira Reggae, Sarau Vila fundão, Sarau do Binho, Sarau da Cooperifa, Yle Ya Tunde.

Nossas produções serão apresentadas  em eventos e em pontos fixos, para ajudar na comercialização, para tal criamos a marca: É D´MARCA
Nesta pequena loja, montada no quadra do Sacolão das artes,  juntamos outras produções da periferia, como a "1 da Sul", "A cúpula", produções independentes de artistas que ja estavam na correria, aos poucos seremos muitos e juntos mais fortes.
Isso sem falar de nossas modelos, veja que graça a Vitoria pousando de gatinha na loja é d´marca. Se cultura é revolução, nós vestimos a camisa: valeu Sarau do binho, Luta popular, coletivo perifatividade. Expomos também Biojóias, chinelos customizados, bolsas, cachecóis, botons de todos os coletivos(By Toninho Poeta) e muito coisa bacana estava presente em nossa loja.
No domingo foi assim, todos puderam trocar seus trabalhos e serviços a partir da injeção de até 300 solanos (nossa moeda), para cada artista ou coletivo. Na   imagem abaixo, vemos Henrique(Banco União Sampaio) no nosso "caixa eletronico" contando a "bufunfa", enquanto karol (parque Santo Dias), tenta vender em Solanos ou Real o CD de Geraldo Magela.
Falando nisso, foi muito legal a apresentação do Geraldo Magela, do Cd "Minas Canções". Que é um trabalho intimista que traz todas as referências pessoais e regionais que influenciaram a vida deste mineiro de Montes Claros, além de musico e compositor, este mineiro porreta  é lider do grupo Candearte e referencia no Taboão da Serra com suas oficinas, vivências e amizades. Eu que não sou bobo nem nada, tratei de tietar nossos amigos pois, vai que a galera estoure num futuro próximo, serei o primeiro da fila....Né não??
na foto abaixo o Magela assina seu Cd pra mim.. haaa

GERALDO MAGELA: Minas Canções
Ilê Ya Tunde, é outro grupo de cultura Afro Brasileira que pesquisa e promove a educação ambiental através da arte folclórica. Mas não podemos deixar de destacar a presença do filho de Solano Trindade, Sr. LIBERTO na roda de Samba com o grupo Velha Guarda do jardim Helga. Mutcho nosso puxador, deve ter ficado muito orgulhoso, também  com a presença destas duas musas cantoras, Dona Zuleica(que gravou suas musicas no "Mulheres Perifericas cantam", primeiro CD lançado pela agência) e Helena (Luta Popular), quem não ficaria??. O negocio tava tão bom, que até Luan que nâo gosta la de muito trabalho ajudou no samba!!Salve Helena sua voz nos chama pra luta e pro samba também...
Muita alegria no salão, muitas trocas e muitas amizades e negócios foram iniciados, da uma olhada na galera ai de baixo:
SAMBA ROCK da comunidade de geração em geração
Camila Brasil


não tem preço

Velha Guarda do Jd. Helga


Luan e Fernanda nosso dançarinos

Pra fechar com chave de ouro a apresentação da banda VEJA LUZ, trouxe paz e positividade para nossa feira. Salve Fino, Cebola, Marquinhos, Kaveman e fernando que deu maior trampo nestes tres dias juntamente com Claudinho e toda a rapaziada.Parabéns pra nois!! Solano você sera eternizado como o maior estimulador da cultura popular, salve!!

Um Salve pra Thiago, Rafael, Aline, Fernanda Mourão, Katia e Claudinho, Peu e Michele, Suzy e Binho, Jota, Nega San, Luan, Dona Neide, Wesley Noog, Celso, Amanda, Fernando, Helena, Daniela Ébom e se esqueci mais alguém comente ai em baixo Valeu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário