CONTATOS PARA SHOWS

(11) 94659 4686 Clodoaldo/Tyson



domingo, 3 de julho de 2011

O rasta deve se envolver em ações políticas???

Bob Marley, conseguiu juntar as mãos de adversários políticos num show, após ter sido baleado justamente por estas disputas eleitorais em seu país Jamaica.
Na oportunidade ele se cansou da direita e da esquerda daquele país, decretando que o rasta pensa na revolução e não em confortos estratégicos.



Ontem sábado ( 02 / 07), participei de uma reunião que apresentava pra comunidade, a proposta de seus moradores mais aguerridos, Sr. João e Neide Santos. Estes sempre sonharam em aproveitar um terreno da Cohab adventista no Capão Redondo, periferia de São Paulo, para utilizarcomo área para esporte e lazer.

Quando os conheci em 2005, percebi que não havia nestas lideranças a vontade de auto-promoção e oportunismo serviçal eleitoreiro típico das periferias. Estes dois, ela corredora maratonista e ele técnico de futebol de crianças, estavam realmente pensando em suas comunidades, nas mulheres e nas crianças do futuro. Com uma inocência politica rara, tentavam as próprias custas formar entidades jurídicas para transformar a realidade local. Formaram duas entidades a Associação Atlética Santo Dias e Associação de Moradores da Cohab Adventista 1. Com muito esforço conseguiram autorização para transformar o campinho da comuniade no CDC Nelson Nunes, uma espécie de centro esportivo comunitario com autorização da prefeitura, isto em 2008. Como não são coptados por nenhum politico e nem escravos de nunhuma legenda, não conseguiram um só real da prefeitura para concretizar a obra de construir a sede nem reformar o campinho.
Em 2009 a Neide que ja tinha transformado seu grupo de corredores em Projeto Vida corrida, submeteu seus projetos num site de arquitetos estrangeiros que apoiam projetos de apoio a comunidades e no site da NIKE num premio para mulheres que fazem a transformação a partir do esporte. AHhh!!!! não deu outra primeiro lugar no Brasil no prêmio NIKE GAME CHANGERS, (depois, é claro)prêmio de ESPORTE CIDADÃO da Prefeitura de São Paulo e escolha do projeto ESPORTIVO da ARCHITECTURE FOR HUMANITY. 

Agora eles estão  podendo!!! muita mídia, apoio da Prefeitura, inspiração para criação do circuito de corrida de rua, matérias em jornais, revistas e na televisão. Convides para eventos internacionais, como o do presidente do BENFICA. Foi a deterninação politica de se manter com o pé na comunidade, mantendo o trabalho diário na comunidade, não vendendo seus ideais e sempre defendendo so interesses de sua comunidade que estes dois guerreiros conseguiram a confiança internacional e nacional nestes projetos.


Neste ultimo sábado mais uma pagina desta historia foi escrita com a apresentação oficial das fases de implantação do projeto de Centro Esportivo Nelson Nunes pela AFH e pela Fabrica de Projetos. Contou com a participação dos  moradores do bairro, corredores e ativistas sociais. O Arquiteto Alan Borguer, da Fabrica de Projetos apresentou as fases do projeto desde a concepção às propostas de melhorias do entorno. Como era de se esperar muitas questões foram levantadas sobre os benefícios e sobre os outros problemas da comunidade que poderiam ser contemplados pela proposta. As vezes as pessoas confundem: projetos sociais com o paternalismo aos quais os governos acustumam a população. Projeto social depende de reivindicação e ação!!!! A arquiteta Carla Dal Mass, da Architecture For Humanityorganizadora da reunião disponibilizou papel e canetas para que as pessoas também deixassem suas impressões e expectativas.

Depois disso reflito as palavras de Marley e existe um único amor e é este que se reflete no trabalho destes dois ativistas esportivos do Capão Redondo. Eu to com eles desde 2005 e só desejo vitorias , parabéns João Pedro parabéns Neide lembrem-se:    Jah vai na frente dos justos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário