CONTATOS PARA SHOWS

(11) 94659 4686 Clodoaldo/Tyson



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PANELAFRO MAIOR EVENTO DE CULTURA AFRO BRASILEIRA DA ZONA SUL


O PANELAFRO evento festivo de musica, dança, poesia, artesanato e culinária afrobrasileira, é uma tradição da comunidade toda ultima sexta-feira do mês na Casa Popular de Cultura de M´Boi Mirim, zona Sul de São Paulo. 
A Casa Popular de Cultura da Região de M'Boi Mirim e Guarapiranga foi fundada em 10 de março de 1984, por uma rede de entidades e movimentos sociais. Transformou-se no primeiro pólo cultural do bairro de Piraporinha-zona sul, mantida e administrada pela comunidade. Em 1992, vincula-se a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), fazendo parte do Projeto Casas de Cultura do Município de São Paulo. Atualmente a Casa possui uma programação diversificada seguindo uma linha sociocultural e educativa, desenvolvendo varias atividades como: cursos/ oficinas, workshops, palestras, espetáculos teatrais e musicais para toda a população. 

Neste ultimo dia 30 de setembro não foi diferente, organizado pelo grupo ESPÍRITO DE ZUMBI, que mantem oficinas semanais de capoeira, percussão, dança afro, este evento traz um pouco desta cultura Negra que se espalhou por todo Brasil. Samba de Côco, Maracatu, Samba de roda, Afoxé, Samba Reggae e muito mais!!
O mais lindo que achei neste ultimo evento foi a participação das crianças!! em carros de bebê (até peguei pra treinar um pouquinho). Encontrei o poeta mais louco da redondeza: MADUREIRA COM SUA FILHA, TECA HELENA, TODOS QUERIAM POSAR DE TITIOS.
E O que dizer desta duas 
imagens, a menina que iniciou o evento com Arakunrin (lider do Espirito de Zumbi), mostra que o melhor que este grupo e o Panelafro estão deixando é o legado para as crianças e juventude de M´Boi Mirim. A segunda mostra a filha de um dos musicos, que inciou suas atividades com 15 anos no projeto e hoje é um dos pricinpais coordenadores da musica e da capoeira da Casa. Sera que a filha dele esta ligada nas atividades do pai?
O poeta, musico, tocador de violão, bateria, faz tudo  e biscateiro Madureira apareceu depois com sua digníssima pra segurar a criança, afinal quem não dança filho... segura a criança.
MADUREIRA E FAMILIA (só faltou os Kirobihas)



As batidas dos tambores levantam a galera



Helena e eu dsifarçando segurando a filha do Madureira, após ter comido tres cumbuquinhas de "galinhada" prato típico que foi distribuido gratuitamente para todos os presentes. Pra quem não conheci o Brasil este evento é muito empolgante, por isso é normal vermos alemães, japoneses, suiças que vem passar um periodo na Fundação Monte Azul e aparecem por la também.
Antes das duas ultimas aprsentações demos um gira para ver o que tinha de belo pela festa e olhe só...

 Belas morenas, Negros e negras lindos desfilando, dançando e se encotrando no maior astral. A luta popular esta la em peso: Fernão, Cris, Helena, Eu, Daniela, Mineiro, Thiago, Melissa, as meninas do CEDHEP, Eunice e todas que estavam reunião até aquela hora  e aproveitaram pra relaxar.





O artesão Jubileu e sua arte de papel reciclado
 Sempre ligado e apoiando outras inciativas comunitárias, o PANELAFRO abre espaço para lançamentos de CD´s, apresentações de poetas e para grupos de dança e de percussão. SÃo parceiros deste evento os poetas da Coooperifa, O Poesia Samba Soul, o VAI da Secretaria de Cultura, o Grupo Flôr de Lis, O SAmba da Cultura e muitos mais. Neste ultimo evento o lançamento do CD do Rapper KBÇA MC, chamado "Minha vida é essa aqui" foi o destaque. Bloco Arrastão do Beco arrebatou os participantes numa noite linda, que foi fechada pelos sempre carismáticos ORIGINAIS DO GUETO, com seu suing/samba/soul/jazz indescritível. 
ORIGINAIS DO GUETO

Abaixo algumas imagens inesquecíveis deste que é o maior dos eventos da comunidade Afro Brasileira (ja disse isso antes?). 



SALVE ESPÍRITO DE ZUMBI